Ofício – Justificativa da Demanda

O Documento de Formalização da Demanda (DFD), como o nome já diz, é o documento que formaliza a demanda da Unidade requerente, que substituiu o antigo Ofício de Justificativa. Portanto, cada Unidade que possui demanda em algum processo deve elaborar esse documento. A Unidade deve elaborar um DFD por processo, conforme a organização dos itens realizada pelo DCOM. Assim, toda Unidade com demanda elabora o DFD, considerando apenas a demanda da própria Unidade referente ao processo.

O DFD registra todas as informações que autorizam previamente a futura execução da compra e, por isso, deve ser assinado também pelo Ordenador de Despesas da Unidade. O DFD não é um formulário, e sim um documento que deve ser construído levando em consideração as informações intrínsecas da demanda da própria Unidade. No DFD também deve ser inseridas as informações referentes ao PAC/PGC, as justificativas para a aquisição, o enquadramento legal e demais informações pertinentes indicadas no próprio modelo do documento.

Como o DFD deve ser único para o CCS, será disponibilizado um documento editável online para cada processo (não é grupo/família), à medida que as etapas forem ocorrendo e o DCOM definir os processos, onde cada Departamento/setor deve acessar e incluir suas informações.

Após a inclusão das informações por todos os setores, o setor de finanças gerará o documento em formato PDF e enviará aos setores para assinarem.

OBS.: para que o Departamento/setor consiga acessar e editar o documento deve criar um e-mail @gmail e enviar ao setor de finanças para que possamos autorizar o acesso.

 

2021

2022

2023

 

Fonte: Manual de Compras do DCOM

 

Responsáveis: Josiane Cordeiro e Viviane Porto

Ramais: 6134/9785

E-mail: