Nota de pesar: falece Henrique Manoel Prisco Paraíso, médico e professor aposentado da UFSC

13/11/2020 08:34

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) comunica com pesar o falecimento do médico Henrique Manoel Prisco Paraíso, ocorrido na terça-feira, 10 de novembro, aos 93 anos de idade. Henrique foi professor da UFSC entre 1962 e 1986 e um dos fundadores dos cursos de Medicina e de Enfermagem da Universidade. Seu corpo será velado no necrotério do Cemitério São Francisco de Assis, no Itacorubi. A cerimônia é exclusiva para familiares, em função das restrições impostas pela pandemia.

Henrique nasceu em 1927 na cidade de Salvador, Bahia. Formou-se na Faculdade de Medicina do Estado da Bahia, em 1950, e fez residência médica no Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro. Em março de 1962, ingressou como professor do Departamento de Cirurgia da UFSC, no qual atuou até sua aposentadoria, em 1986, após 24 anos de contribuições. Também trabalhou como cirurgião nos Hospitais de Caridade e Celso Ramos, na Casa de Saúde São Sebastião e nas colônias Santana e Santa Tereza.

Em 1971, assumiu o cargo de Secretário de Estado da Saúde, no governo de Colombo Machado Salles (1971-1975). Membro da Academia Catarinense de Medicina desde sua fundação, foi seu presidente na gestão 1965-1967. Nos últimos anos, dedicou-se à literatura, lançando diversos livros, como “Abelhas e vaga-lumes” (2006), “Ecos na penumbra” (2009), “Poemas outonais” (2011) e “Pensei, disse e escrevi” (2019).

A comunidade universitária, enlutada, solidariza-se com a dor da família e amigos do Dr. Henrique.

Fonte: https://noticias.ufsc.br/2020/11/nota-de-pesar-falece-henrique-manoel-prisco-paraiso-medico-e-professor-aposentado-da-ufsc/