UFSC fará colação de grau on-line para antecipar formatura do curso de Medicina

23/04/2020 17:46

Formandos do curso de Medicina da UFSC. Foto: divulgação

A formatura da centésima turma do curso de Medicina poderá entrar para a história da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pela primeira vez, uma formatura de graduação terá uma solenidade online de colação de grau. E será a da turma de 46 estudantes do curso de Medicina que se apresentaram como voluntários para antecipar a formatura e ficarem aptos a exercer suas atividades no esforço para enfrentar a pandemia de Covid-19. A colação de grau será realizada na próxima sexta-feira, 24 de abril, às 10 horas, e terá transmissão pela internet neste link

O coordenador do curso de Medicina, professor Aroldo Prohmann de Carvalho, declara que “foi uma decisão tomada em conjunto com os alunos, pensada com muita maturidade, reconhecendo o período inusitado por conta do novo coronavírus”. Ele também ressalta a dificuldade para os alunos: “É uma decisão difícil, porque nenhum deles imaginava que aquele dia antes de 16 de março seria a última vez que eles estariam na universidade em que viveram nos últimos 6 anos”. A formanda Annie Heike reforça as palavras do coordenador: “Foi uma decisão bastante difícil de ser tomada. A intenção da turma sempre foi de concluir o semestre e no final ter a tão esperada solenidade com familiares e amigos”. Ela diz que sempre houve uma esperança de retornar aos estágios, “mas no atual momento achamos que agora é nosso dever usar esse tempo em que ficaríamos apenas nas incertezas para ajudar a população no combate ao coronavírus como linha de frente profissional”.

O professor destaca a importância do gesto dos formandos para a sociedade.  “A Universidade Federal de Santa Catarina está entregando 46 novos profissionais para compor essa tarefa de cuidar da saúde das pessoas”, afirma. A formatura online foi adotada como forma de atender à Medida Provisória 934, que permite a formação antecipada dos alunos de Medicina que já tenham 75% ou mais do internato médico concluído. Os formandos da UFSC concluíram 85% do internato médico.

Já houve dois ensaios com alunos e professores para a formatura, que será semelhante a uma formatura em gabinete, mas por teleconferência e transmitida em vídeo. A cerimônia seguirá o padrão das formaturas presenciais, com chamada nominal, outorga dada pelo reitor Ubaldo Balthazar, uso de capelo por parte dos alunos e o seu juramento, contando também com os discursos de homenagem de professores e do reitor.

Plataformas digitais
A colação de grau on-line foi viabilizada por uma Portaria Normativa emitida recentemente pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e uma Resolução Normativa emitida pela Câmara de Graduação da UFSC. As colações de grau presenciais na UFSC estão suspensas desde 16 de março, como medida para evitar aglomerações e o trânsito de pessoas pela Universidade, seguindo orientações das autoridades de saúde para mitigar a disseminação da Covid-19.

A normatização especial das formaturas vai vigorar somente no período de suspensão das atividades presenciais na UFSC e tem como base ofício da Reitoria que “informa sobre a utilização de ferramentas ou plataformas digitais nas outorgas de grau em gabinete, cuja realização seja indispensável”. O pró-reitor de Graduação, professor Alexandre Marino Costa, destaca que a solenidade será online, mas terá os atos essenciais de uma colação de grau normal. “O rito foi adaptado, mas mantém a formalidade do juramento e outorga do grau”, diz Marino.

A Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) ficou encarregada de viabilizar tecnicamente a colação de grau online. “Utilizaremos uma ferramenta de conferência web com todos os participantes, formandos e membros da banca, e esta conferência será transmitida pelo YouTube”, explica Bruno Amattos, Diretor do Departamento de Tecnologia e Redes da Setic.

Virginia Witte e Luís Carlos Ferrari /Agecom/UFSC

Transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=TY_G7JDgyt8