Orientações CCS para início da semana de 16/3 (Coronavírus)

15/03/2020 16:40

A_comunidade_academica_do_CCS_15_3_2019___coronavirus_assinado-2

COMUNICADO (15/3/2019 – Atualizado 17:30)

À comunidade acadêmica do CCS

O estado atual da pandemia do coronavirus em nossa região levou a UFSC e a prefeitura municipal a divulgar orientações.

Em resumo, as orientações para contenção da disseminação do vírus no CCS, no momento, são as seguintes:

1. Aulas presenciais estão suspensas a partir desta segunda-feira 16/03. Eventos fechados em que o espaço entre pessoas seja menor que dois metros devem ser evitados. Eventos abertos com mais de 250 pessoas também estão suspensos. A realização de atividades com atendimentos a pacientes deve ser avaliada pelo departamento e coordenadoria de curso correspondentes, podendo ser suspensos e remarcados os atendimentos de caráter eletivo.
  2. As viagens, de modo geral, devem ser suspensas. Mesmo viagens de caráter pessoal devem ser evitadas tanto quanto possível, em princípio.
  3. Pessoas sem sintomas que retornarem de viagem (nacional ou internacional) devem comunicar sua chefia imediata (coordenador de curso, em caso de aluno). Está indicado o afastamento das atividades por no mínimo 7 (sete) dias, em princípio.
  4. Pessoas sem sintomas que tiveram contato com casos confirmados também devem comunicar sua chefia imediata (coordenador do curso, em caso de aluno). Está indicado o afastamento das atividades por no mínimo 7 (sete) dias, em princípio.
  5. Pessoas com sintomas “leves” (febre, tosse, dor no corpo) devem comunicar sua chefia imediata (coordenador de curso, em caso de aluno). A chefia pode autorizar o afastamento das atividades por no mínimo 7 (sete) dias, em princípio, independente de atendimento médico deste caso. Chefias devem manter registro escrito dos nomes e período de afastamento destes casos. Períodos maiores exigirão reavaliação do caso.
  6. Pessoas com sintomas “graves” (com dificuldade para respiração, sensação de “falta de ar”) devem se dirigir a atendimento médico. O tratamento adequado e as providências para afastamento serão orientados pelo médico no caso específico.

Para o dia-a-dia das atividades na Universidade, deve-se ter atenção aos hábitos que diminuem a transmissão do vírus.

1. Cumprimentos sem contato: evitar os apertos de mãos, beijos, abraços.
  2. Higiene frequente das mãos: água e sabão após contato com superfícies expostas de uso público. Ter um frasco de álcool gel para uso pessoal é útil, substituindo a lavagem com água e sabão quando necessário.
  3. Ao tossir ou espirrar, cobrir a face com o braço/ou usar lenços descartáveis.
  4. Não levar as mãos aos olhos, nariz e boca sem fazer antes a higiene das mãos.
  5. Manter os ambientes bem ventilados.
  6. Atenção a restaurantes tipo bufê. O expositor de alimentos deve ter proteção do tipo “anteparo” contra gotículas respiratórias dos usuários. Em dúvida, evite.

Com relação aos riscos da doença:

1. Evidências indicam que o risco de complicações ou morte é baixo em pessoas jovens e saudáveis. Elas provavelmente se recuperarão bem, mesmo se contraírem o coronavirus. Por este motivo, pessoas jovens e saudáveis que desenvolvem sintomas “leves” não precisam de consulta médica. Mas podem transmitir a doença, por isso TODOS devem evitar a exposição ao vírus, com as recomendações acima.
  2. Idosos (maiores de 60 anos) são o grupo de maior risco de complicações, de necessidade de internação e de morte pela doença. Portanto, recomenda-se que pessoas idosas realmente reduzam o contato social, a fim de evitar o contato com pessoas que possam estar transmitindo o vírus.

Atenciosamente,

Direção do CCS