Nota de Pesar – Dra. Eliana Ternes Pereira

13/11/2023 12:34

É com profundo pesar que comunicamos o falecimento da Dra. Eliana Ternes Pereira. Sua partida, deixa um vazio imensurável no campo da genética e da medicina, onde deixou um legado de dedicação e paixão.

Como renomada Endocrinologista, encontrou na genética não apenas uma área de estudo, mas sim sua verdadeira vocação. Seu compromisso inabalável com o serviço de genética do Hospital Universitário (HU-UFSC) foi admirável, moldando anos de serviço incansável em um momento em que a assistência em genética clínica era escassa em Santa Catarina.

Dra. Eliana foi mais do que uma especialista respeitada; foi mentora e guia para muitos, inclusive para os estudantes da UFSC, onde deixou uma marca indelével. Sua paixão pela pesquisa inspirou e influenciou inúmeras vidas, incluindo a minha, guiando-me nos primeiros passos acadêmicos e demonstrando apoio constante.

Seu legado não se restringe ao campo profissional. Ela também foi uma mãe orgulhosa de duas filhas e avó, deixando um exemplo admirável de amor e dedicação familiar.

A batalha silenciosa contra o declínio da memória foi um duro golpe para uma mente tão brilhante. Sua partida, em 11 de novembro de 2023, deixa um vazio, mas sua influência e contribuições perdurarão.

Neste momento de dor, prestamos nossas mais sinceras condolências à família, aos colegas e a todos aqueles cujas vidas foram tocadas pela presença e sabedoria da Dra. Eliana. Que seu legado permaneça como um farol, guiando as gerações futuras no campo da genética e da medicina. Que descanse em paz, eternamente lembrada por suas contribuições inestimáveis.