Pesquisadores da UFSC estão entre os 100 mil mais influentes do mundo

18/11/2020 09:06

A Direção do CCS parabeniza os professores do CCS que estão entre os 100 mil cientistas mais influentes do mundo.

Uma pesquisa conduzida por uma equipe da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, identificou os 100 mil cientistas mais influentes do mundo. O estudo utiliza as citações da base de dados Scopus até 2019, e foi publicada no Journal Plos Biology em 16 de outubro último.

O estudo trabalha com dois rankings distintos, um que analisa o impacto do pesquisador ao longo de sua carreira (ver tabela S6) e outro ranking que analisa os impactos das pesquisas durante o ano de 2019 (ver tabela S7). A UFSC tem 15 representantes no primeiro ranking, e 20 pesquisadores no segundo.

>> Acesse o estudo completo e todos os dados disponíveis

Carreiras

Segundo o ranking de carreiras – o que demonstra o impacto da pesquisa de toda a vida dos cientistas –  o Brasil possui 600 representantes e a UFSC tem 14 pesquisadores elencados. São eles (na ordem em que aparecem no ranking):

2019

Tabela S7, que contém os dados apenas do ano de 2019 contém 853 cientistas brasileiros, sendo 20 pesquisadoras e pesquisadores da UFSC. Confira:

Os dados presentes nas tabelas incluem todos os cientistas que estão entre os 100 mil melhores em todos os campos de acordo com o índice de citação composta (quando as autocitações são incluídas e/ou quando não são incluídas). Além disso, na atualização, as Tabelas S6 e S7 também incluem cientistas que não estão entre os 100 mil melhores de acordo com o índice composto, mas estão entre os 2% melhores cientistas de sua disciplina de subcampo principal, entre aqueles que publicaram pelo menos cinco artigos.

O banco de dados criado pelos cientistas da Universidade de Stanford possui os principais cientistas do mundo com base em métricas de citação padronizadas, como informações sobre citações, índice H, coautoria e um indicador composto.

Confira o estudo completo
Acesse os dados utilizados na pesquisa

(Fonte: https://noticias.ufsc.br/2020/11/pesquisadores-da-ufsc-estao-entre-os-100-mil-mais-influentes-do-mundo/)