Moção de Louvor aos 50 anos de criação do curso de Enfermagem da UFSC

29/05/2019 09:17

O Conselho Universitário aprovou, no dia 28 de maio de 2019, a Moção de Louvor aos 50 anos de criação do curso de Enfermagem.

Leia a Moção na íntegra:

“No ano de dois mil e dezenove, o curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) celebra 50 anos de sua criação, a qual ocorreu por meio da Resolução nº 02 de 24 de janeiro de 1969, assinada pelo Reitor professor João David Ferreira Lima.

A professora Eloíta Pereira Neves, presidente da Associação Brasileira de Enfermagem, Seção SC na época, juntamente com as demais enfermeiras associadas, elaboraram um memorial justificando a necessidade desse curso, com o objetivo de promover o pleno desenvolvimento da Enfermagem em Santa Catarina.

O curso de graduação em Enfermagem foi autorizado em 21 de março de 1969 como Faculdade de Enfermagem anexa à Faculdade de Medicina, com o ingresso de 24 estudantes na primeira turma. Essa primeira turma do curso de graduação de Enfermagem (1969-1971) foi a única vinculada à Faculdade de Medicina; a partir de então, as turmas subsequentes já se formaram desvinculadas do curso de Medicina, iniciando um processo de autonomia na formação acadêmica.

A articulação pelo planejamento, criação e implementação do curso de Enfermagem foi coordenada pela Prof.ª Dr.ª Eloíta Pereira Neves, primeira professora, coordenadora do curso de graduação e chefe do Departamento de Enfermagem.

Desde então, o curso de Enfermagem da UFSC contribuiu para a formação dos profissionais enfermeiros; possibilitou a qualificação do cuidado e da assistência em enfermagem; contribuiu para a criação de outras escolas do estado catarinense, fornecendo apoio permanente didático, pedagógico e gerencial; ampliou o reconhecimento dos profissionais e da profissão pela sociedade catarinense e brasileira, devido à inserção dos 2325 profissionais formados ao longo de seus 50 anos de existência.

O curso tem se constituído como referência e liderança para as demandas sociais e da própria profissão. Nesse sentido, tem buscado bases consistentes para a formação do enfermeiro, as quais são foco de permanente reflexão, atualização e inovação.

Com o passar dos anos, o corpo docente do curso de Enfermagem UFSC se destacou, nacional e internacionalmente, por sua qualificação profissional e contribuição com a excelência no ensino da graduação e da pós-graduação.

Outra importante iniciativa do curso foi a profissionalização dos atendentes de enfermagem por meio do Projeto Auxiliar de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina, implementado pelo Instituto REPENSUL no ano de 1996, com a profissionalização de 10 mil atendentes-auxiliares de enfermagem em todo o estado de Santa Catarina, contribuindo para o exercício legal da profissão. O projeto constituiu-se em uma atividade de extensão dos departamentos de Saúde Pública e de Enfermagem da UFSC e foi desenvolvido por um sistema de rede, com oito coordenações regionais distribuídas estrategicamente no estado, formando auxiliares de enfermagem e requalificando enfermeiros por meio dos programas de capacitação pedagógica.

O grupo de professores do curso de Enfermagem UFSC vem participando ativamente desde os anos de 1960 em todos os movimentos sociais e democráticos da profissão por meio de sua atuação nas entidades organizacionais da enfermagem, como a Associação Brasileira de Enfermagem e o Conselho Federal e Regional de Enfermagem.

Em 1976, foi criado o primeiro curso de pós-graduação stricto sensu – curso de Mestrado em Enfermagem – em Santa Catarina, pelas professoras do Departamento de Enfermagem da UFSC e sob a liderança da Dr.ª Ingrid Elsen, sua primeira coordenadora. Posteriormente chamado de Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PEN), nele criou-se o curso de Doutorado em 1992, também coordenado pela Dr.ª Ingrid Elsen. No mesmo ano, foi lançada a Revista Texto&Contexto Enfermagem com o objetivo inicial de socializar a produção científica dos docentes e discentes de Enfermagem da UFSC, sendo hoje classificada como A2 pelo sistema Qualis-CAPES e considerada uma das melhores revistas de enfermagem brasileiras. Atualmente existem 15 laboratórios de pesquisa comprometidos com a produção de conhecimento e transformação da prática profissional de enfermagem e saúde, vinculados ao PEN/UFSC e com atuação na graduação em Enfermagem.

Mais recentemente, em 2009, o curso reafirmou seu protagonismo no contexto nacional com a criação do terceiro Programa de Pós-Graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem – Modalidade Profissional Curso de Mestrado Profissional, e a aprovação do Doutorado Profissional, em 2018. Importante também destacar os convênios firmados com a Universidade Estadual do Amazonas para o desenvolvimento do Doutorado Interinstitucional em 2015 e o primeiro mestrado interinstitucional internacional com a Universidad de Magallanes, em Punta Arena, no Chile, em 2016.

Mantendo a atitude transformadora e de vanguarda, o grupo de professores do curso de Enfermagem da UFSC obteve a aprovação do primeiro Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional em Informática em Saúde, em 2015. Destaca-se, ainda, que o curso de graduação em Enfermagem da UFSC recebeu em 2013 selo e acreditação do Acreditação Regional de Cursos Universitários do Mercosul (ARCU-SUL).

Em 2018, mantendo a inovação e o arrojo, com importantes parcerias para a internacionalização, conquistou a parceria para a Dupla Diplomação com a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (Portugal) e, nesse mesmo ano, obteve nota máxima na avaliação de renovação de reconhecimento do curso pelo Ministério da Educação, através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Nessa perspectiva, a comemoração dos 50 anos do curso de Enfermagem da UFSC contribui com o resgate histórico da sua trajetória no contexto regional, nacional e internacional, em um contexto no qual se mantêm as perspectivas futuras de continuar construindo os pilares da formação profissional de qualidade, politizada, crítica, criativa e atinente ao mercado profissional, em defesa do SUS e em respeito às exigências constantes nas áreas de ciência e tecnologia.”