I Semana Catarinense de Prevenção de Quedas em Idosos

03/07/2017 08:35

Os grupos do EPIFloripa Idoso, do Projeto Mobilidade Urbana Saudável (MUS) e o Laboratório de Pesquisas e Tecnologias em enfermagem/cuidado em saúde a pessoas idosas (GESPI) resolveram se unir e aderir a I Semana Catarinense de Prevenção de Quedas em Idosos, promovida pelo Conselho Estadual do Idoso de Santa Catarina que foi uma campanha em alusão ao Dia Mundial de Prevenção de Quedas em Idosos, comemorado no dia 24 de Junho.

Para isso, foi organizada uma atividade sobre prevenção de quedas no dia 23 de junho, das 14:00 as 17:00, no hall de entrada do Centro de Ciências da Saúde da UFSC, na qual realizou-se a distribuição de folder educativo e orientações aos idosos, professores e profissionais da saúde para  que se importem com essa problemática em relação aos seus pacientes.

“A queda tem um  grande impacto na saúde e qualidade de vida dos idosos devido às graves consequências que podem acarretar e por isso é muito importante ações de prevenção que através de pequenas mudanças podem se tornar bastante efetivas para evitar a sua ocorrência”, comenta Paulo Medeiros que é fisioterapeuta, doutorando em Saúde Coletiva , membro do CEI e um dois idealizadores  da campanha.  A atividade contou com pos-graduandos dos grupos  citados acima e ainda com o apoio da Profa. Dra. Eleonora d’Orsi coordenadora do EpiFloripa e MUS e da Profa. Karina Hammerschmidt  que coordenou a participação dos  alunos  da enfermagem (GESPI).